loading...

As melhores médias de público das ligas na última temporada. E o Brasileirão ficou atrás de segundas divisões.




A empresa Pluri Consultoria divulgou recentemente uma lista com a média de público das ligas de futebol na temporada 2013/2014. E a Alemanha, pelo terceiro ano seguido, ficou com a 1.Bundesliga em primeiro lugar com uma média de 43.173 torcedores por jogo. Aliás, os três primeiros lugares são os mesmos nas ultimas três temporadas, Alemanha, Inglaterra e Espanha, respectivamente cada uma com a sua primeira divisão.

O Brasil aparece apenas na décima quinta colocação com uma média de 14.951 torcedores. Apesar da baixa média de publico o Brasileirão teve um aumento de 15% na média se comparada as duas ultimas temporadas.


Porém, o que chama mais a atenção, do lado negativo, é a média de público do Brasileirão ficar abaixo da média da segunda divisão da Alemanha (2.Bundesliga) e da Inglaterra (Championship). Além de ficar atrás de ligas, que não são comparáveis com as grandes ligas europeias, como a MLS dos EUA, a Super League da China, a J. League 1 do Japão e a Süper Lig da Turquia.

Esses dados mostram que ao ficar atrás de ligas sem tanto prestigio o nosso campeonato nacional carece de uma estrutura básica para que o torcedor sinta-se confortável em frequentar estádios. Estrutura que abrange conforto nos estádios, segurança, transporte entre outros. Com as melhorias sendo feitas nesta estrutura o jogo de futebol nos estádios se tornam eventos para o lazer familiar que no final deste ciclo acaba por reverter uma renda maior aos clubes.

Uma boa iniciativa já para o segundo semestre desse ano é a utilização de todas as modernas arenas construídas e utilizadas na Copa do Mundo do Brasil. O ponto negativo dessas arenas é que só 6 arenas que foram usadas na Copa tem times para atuarem de forma regular na primeira divisão. Mas o ponto positivo é que as outras arenas que não tem time na primeira divisão poderão ser utilizadas pelos times de maior expressão e assim conseguir uma boa média de público. Alia-se a isso a nova Arena do Grêmio, a Arena Independência em Minas Gerais e a arena do Palmeiras.

Há motivos para sermos otimista e pensarmos em um espetáculo melhor para nós torcedores. Agora é esperar e ver o efeito desses estádios na próxima pesquisa.
Share on Google Plus

About Danilo Bruno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 facebook:

Postar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();