loading...

Futebol, Música e Video Game: ótima combinação!


Nós apaixonados por futebol e video game também temos uma outra paixão que anda ao lado, de forma direta ou indireta, que é a música. Sim, música! Desde o final o final dos anos 90 ela torno-se parte fundamental dos jogos de futebol nos PCs e consoles, princialmente com a série FIFA.

Quem não se lembra da abertura do FIFA 98 com "Song 2" da banda inglesa de rock alternativo Blur?!
Caso não lembre ou não conheça, olha ai(vídeo ao lado):


Ou mesmo o game posterior que tinha outro clássico como tema, "Right Here Right Now" do Fatboy Slim.
Confere então:


Outra abertura da séria FIFA com um clássico foi o FIFA 2002 que teve como tema a música "19/2000 Remix" do Gorillaz (sim, aquela banda de desenho animado!).
Essa abertura era bem legal:



Com o passar dos anos a franquia FIFA se tornou uma referencia sobre trilha sonora e cada edição vem com uma seleção de grandes artistas mundias e também de revelações. A franquia da Konami demorou mas também entrou nessa concorrência de melhor setlist de games. Seu maior sucesso foi no PES 2013 que teve "Aí, se eu te pego!" do Michel Teló que ficou mundialmente conhecida depois de Cristiano Ronaldo comemorar um gol com a coreografia da música do brasileiro.


Musica sobre futebol? Temos aos montes! Em diversas épocas e estilos, afinal existe combinação melhor que futebol e música?
Vamos para alguns exemplos:

A primeira música feita diretamente ao futebol no Brasil é do inicio do século XX. Em 1919, a seleção brasileira ganhou sem primeiro título, o Sul-americano de 1919. E nesse mesmo ano para comemorar a conquista Pixinguinha compôs o choro "Um a zero" celebrando a vitória por esse placar na final contra o Uruguai, gol de Friedenreich:



Jorge Ben escreveu um clássico, "Filho Maravilha" originalmente chamada "Fio Maravilha" em homenagem ao mesmo. Porém problemas com a imagem do jogador levou Jorge a mudar o nome na música. Mudou de nome mas não perdeu qualidade:



A década de 70 foi rica em músicas de futebol, aqui vai uma sequencia que musicas atemporais. Wilson Simonal cantou "Aqui é o país do futebol": (Aqui na voz de seu filho Simoninha)



Quem não conhece "Pra frente Brasil"? Também é dos anos 70:



Recuando um pouco no tempo "A taça do Mundo é nossa" é em comemoração ao titulo da Copa do Mundo de 1958, na Suécia:



Chico Buarque escreveu "O Futebol":



Zeca Baleiro e Raimundo Fagner fizeram uma homenagem para Canhoteiro, o Garrincha da ponta esquerda:



O Rock Também tem sua queda pelo futebol. Os metaleiros do Dr. Sin fizeram "Futebol, Mulher e Rock N' Roll" com a participação do grande narrador Silvio Luiz (narrador das ultimas edições do PES):



Mais leve e mais emblemática, Nando Reis escreveu e o Skank cantou "É uma partida de futebol" (Claaaaaaaaaaaasico):



O Funk e o Rap também deram suas contribuições. MC Guime emplacou o maior sucesso nacional sobre futebol, "País do futebol":



Rashid também mandou muito bem em "Bate e Gol":



Até os sertanejos Fernando & Sorocaba em "Imagina na Copa" deram uma passada pelo futebol pra fazer música:



Por falar em Copa ainda temos sucessos que foram temas de Copas do Mundo. Em 1998 Ricky Martin cantou o tema da copa da França "La Copa de La Vida":

Em 2010


Shakira fez um sucesso enorme com "Waka Waka":



E não é que em 2014 a mulher do zagueiro Piqué conseguiu emplacar mais um sucesso de Copa batendo o tema oficial cantado pelo rapper Pitbull, JLo e Claudia Leite?! Vitória de Shakira com "La la la":



Pois é amigos, futebol e música foram feitos um para o outro!


Faltou alguma outra música na sua opinião? Qual sua trilha sonora de futebol? E de vídeo game?






BONUS TRACK: ficou curioso sobre as aberturas da serie FIFA? Aqui vai um bônus e escolha sua favorita!
Share on Google Plus

About Danilo Bruno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 facebook:

Postar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();