loading...

Mídia sempre "vendeu" um Cristiano Ronaldo marrento


Existe uma opinião clichê no meio futebolístico que simplesmente "não gosta" de Cristiano Ronaldo.
Sua postura irreverente em campo e seus dribles desconcertantes são frequentemente confundidos com seus valores morais.

Além disso, como Cristiano Ronaldo surgiu como um craque mundial, a imprensa (brasileira no caso que eu acompanhei) sempre tratou de vender uma imagem
de "desumilde/marrento etc...", porque como nunca foi possível diminuir seu futebol, poderiam tentar diminuir sua moral.

Interesse?
Exaltar os jogadores nacionais que estavam no topo da época, como Ronaldinho, e posteriormente Kaká! (atualmente o objetivo é diminuí-lo para poder levantar Neymar, e por aí vai...)

O fato de ter seu nome como Ronaldo, também foi um prato cheio para muitos brasileiros comprarem essa idéia negativa do Português.

Juca Kfouri (ESPN), chegou a dar entrevista no Jô Soares usando as seguintes palavras, em meados de 2009:
- "Cristiano Ronaldo é cabecinha/estrelinha, não vai durar no Real Madrid, o Kaká vai por ele no bolso"

Essa frase do Juca da ESPN resume muito bem as vontades, posicionamento e expectativas da mídia acerca de Cristiano Ronaldo.
A imprensa sempre torceu muito para que ele desse errado em sua segunda trajetória (porque a do Manchester já havia sido perfeita)

Afinal, Robinho que era a maior promessa já tinha dado errado no Real Madrid, e como sabemos o Brasil sempre necessita ter alguém brilhando para ser referência nacional, afinal, é humilhante um país pautado no pão e circo, com mais de 198 milhões de habitantes não conseguir colocar um jogador no top 3 mundial, não é mesmo?

Dói muito para a mídia ter que falar de Cristiano Ronaldo (e não o Kaká), então vamos fingir que não o vemos, vamos tentar diminuí-lo, este "marrento do telão que usa gel".
Quando fizer 5 gols estampamos "Show do Real", quando marcar 1 diremos "Cristiano Apagado", e é assim que é e que tem sido todos estes anos.

O mais engraçado que quando o ídolo é nacional ele pode usar mil cortes de cabelo, usar chapinha, fazer propagandas bizarras, (...)

E no contexto atual, qual tem sido o motivo da não aceitação do Português?

Nosso melhor jogador brasileiro joga no Barcelona, e há anos este fato já era sabido.
Dessa forma, a mídia local sempre procurou elogiar o Argentino Lionel Messi, para assim o Barcelona ser um time popular, um time aprovado pelos torcedores brasileiros, porque um dia o Neymar iria para lá, construir carreira.

O projeto da mídia brasileira é colocar o Neymar como herdeiro de Messi, por isso dói muito, dói muito mesmo admitir o futebol de Cristiano. Ele é visto como uma pedra a mais em cima do nosso atleta "com maior projeção global desde o Pelé", ou pelo menos com maiores intenções!

E até mesmo este super craque brasileiro é fã do Cristiano Ronaldo, mas a imprensa esconde!
Saiu em todos os sites exceto o mais lido, o da Globo!
"Cristiano Ronaldo, não tem palavras, eu me espelho nele, é um ídolo, e está em outro nível" - Neymar

Percebemos a mediocridade da imprensa a partir do momento que procura minimizar, desprestigiar e rotular um jogador.
Porque como sabemos, no futebol não tem como criticar.

A grande verdade é que todas as pessoas que não gostam ou não vão com a cara de Cristiano Ronaldo, simplesmente compram uma ideia que a mídia criou. Não formaram opinião a partir de fatos, simplesmente compraram a ideia, aceitaram a taxação.

Ele é e muito provavelmente será o jogador mais injustiçado da história, ainda que já tenha ganhado tudo na vida. Ganha muitos invejosos por dia, mas em troca ganha bastante fãs que gostam de pessoas com personalidade, pessoas para se espelhar. Principalmente o que ele representa que é ambição e trabalho duro, mesclados a um grande caráter e genialidade com a bola.

Existem muitos jogadores que caíram no gosto do povo (ou na aprovação subjetiva) simplesmente porque A MÍDIA VENDEU ESSA IDEIA. Nessas horas que me pergunto porque o grande Ronaldo Nazário se deu tão bem no gosto popular e o grande Rivaldo se tornou praticamente um desconhecido...

Mas será que se todos pesquisassem antes de criar falsos juízos de valor, a "opinião média" ainda seria a mesma?

Eu dou valor para coisas concretas, e não para discursos preparados.

São nos momentos em que as câmeras oficiais estão desligadas que percebemos quem é quem. E qualquer um pode procurar isso facilmente em vídeos no youtube hoje em dia.
Tem um muito famoso chamado "Cristiano Ronaldo, a great person", garanto que a maioria dos brasileiros iria se impressionar com a humanidade desse cara!

São todas situações com câmeras amadoras, ou seja, quando ele "não está olhando para o telão", como adoram tanto dizer, como ele trata os fãs desde 2005.

Os valores estão todos invertidos... há muita inveja, muita rotulação, com pensamento retrógrado e conservador... é mais fácil dizer que o alto e atlético é o vilão e o pequeno e tímido é o herói, o salvador. É assim desde os contos que líamos aos 4 anos... mas isso aqui é a vida real! (leia bem, tímido é diferente de humilde)

Às vezes mais vale ficar quieto do que desconstruir toda uma imagem que já criaram para você. Daniel Alves, Xavi, Iniesta, são eles quem falam pelo Messi, que o blindam e quem respondem por ele nas horas críticas.

Poucas pessoas devem saber que Messi já chutou bolas contra a torcida do Real Madrid (na torcida e de propósito), recusou abraços a crianças, foi racista com adversários, já fez entradas desleais (Maicon), e pouquíssimas devem saber o que ele pensa. Tem que ser muito pouco exigente para se contentar com o rótulo de "humilde"...

Cristiano Ronaldo dá a cara a tapa, e sofre consequências por sua autenticidade.

Não ser hipócrita é crime. Mas vou repetir uma frase que o Ronaldinho Gaúcho disse logo após Cristiano Ronaldo vencer a Bola de Ouro, em seu Facebook.

"Parabéns ao Cristiano Ronaldo pela conquista da Bola de Ouro da FIFA. A tua irreverência faz muito bem ao futebol" - Ronaldinho Gaúcho

Via @Felipe Pretel

E você concorda com a opinião do escritor?

Curta nossa página no Facebook e receba todo o conteúdo do site!

Share on Google Plus

About JVPES E FIFA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 facebook:

Postar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();