loading...

RESUMO DO DIA DA CHAMPIONS LEAGUE - SEMI FINAIS - JOGO DE IDA (06/05/2015)


Descrever lance a lance oque aconteceu na tarde de quarta feira (06/05) é desnecessário. Não pelo jogo ter sido ruim ou bom demais para contar a quantidade de chances de gol criadas, mas porque o jogo de ontem mostrou o caminho do futebol moderno que se iniciou com a Holanda na copa do mundo de 74, foi implementado no Barcelona de Johan Cruyff no Barcelona do final dos anos 80 e começo dos 90 e que chegou ao sucesso com o Barcelona de nos anos 2000 e com a seleção espanhola bicampeã da Euro e campeã do mundo em 2010. Hoje o Bayern de Munique e a seleção da Alemanha assimilaram esse modo de jogar futebol que rendeu um titulo mundial para a Alemanha e praticamente todos os títulos ao Bayern.

3 a 0 para o Barcelona pode até parecer exagerado quando comparamos os dois elencos e é nesse quesito que o Bayern mostra uma força fora do comum. Nesse jogo o time alemão tinha desfalques do calibre de Ribery e Robben e pode - se somar Badstuber, Alaba e Rode. Porem mesmo enfraquecido de jogadores titulares de suas seleções nacionais, Guardiola colocou em campo um time que tinha Gotze na reserva, se isso não mostra a força de seu elenco o que mostrará?

O primeiro tempo de partida mostrou o quanto as equipes são parecidas, 51% a 49% de posse de bola para o Barça (no final o Bayern teve maior posse). Dois times que mais do que precisam da posse de bola para jogar, seu jogo é frenético com e sem a bola. Meios de campo que tem um alto aproveitamento nos passes certos, o Barça mais incisivo do que o Bayern que tem na paciência por achar brechas para finalizar.

O que difere então essas duas equipes, ainda mais para um confronto terminar em 3 a 0? Oque parece ser simples não o é! Se fomos avaliar a qualidade dos elencos o Bayern tem vantagem sobre o Barça e isso também se repete no que tange a regularidade na temporada (apesar das três derrotas consecutivas do time bávaro). Oque dá a vantagem ao Barcelona é a diferença causada por Lionel Messi. O argentino agrega tudo de bom que o time catalão tem para dar, ele é rápido e direto ao seu ponto final, altamente incisivo e calculista. Isso se acentua com a companhia de Neymar e Suárez, outros dois jogadores com o mesmo perfil, Suárez mais pratico na arte de fazer gols e Neymar que sempre se apresenta em condições tão claras que parece que ele estava invisível aos marcadores.

3 a 0 só aconteceu assim pela existência de Neuer no gol germânico. Um goleiro fora de série, sem ele no minimo 5 gols o Bayern teria levado. O problema é ter que encarar Messi... Um Messi que com o gatilho rapido dispara de fora da area com extrema velocidade nos pés. Um Messi que deixa Neymar na cara do gol para fazer o terceiro gol, mas principalmente O Messi que não toma conhecimento do zagueiro da seleção alemã (Boateng) e com uma facilidade digna de PES e FIFA encobre o melhor goleiro do mundo com um toque com o pé ruim, o direito.

Bayern e Barcelona são bem parecidos nos fins, mas diferentes nos processos. Messi, que só o Barça tem faz a diferença e então podemos dar como liquidada essa semi final? Não. Não justamente pela qualidade técnica e tática do time alemão, ainda mais jogando em casa e precisando vencer. Vale a pena lembrar que o time alemão fez 4 a 0 no Barcelona mas que tudo fica mais difícil quando existe um Messi em campa, isso fica.

PS: Barça e Bayern mostraram o futebol do futuro, quem sabe um dia os outros times também consigam implementar esse modo de jogar. Claro que a qualidade das peças afeta o espetáculo produzido, porém não é impossível se adaptar minimamente a esse padrão. Resta torcer para isso.



BARCELONA 3 - 0 BAYERN DE MUNIQUE



BARCELONA: TER STEGEN; PIQUÉ, MASCHERANO (BARTRA), JORDI ALBA, DANI ALVES, RAKITIC (XAVI), BUSQUETS, INIESTA (RAFINHA), SUAREZ, MESSI, NEYMAR.
TÉCNICO: LUIS ENRIQUE

BAYERN: NEUER; BENATIA, RAFINHA, BOATENG, BERNAT, LAHM, XABI ALONSO, THIAGO ALCANTARA, SCHWEINSTEIGER, MULLER (GOTZE), LEWANDOWSKI.
TÉCNICO: PEP GUARDIOLA

GOLS: MESSI (2X), NEYMAR.
Share on Google Plus

About Danilo Bruno

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 facebook:

Postar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();