loading...

Tudo se paga e se compra?






Você se lembra desse jogo do vídeo?

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dvYotZ2-yno]

Você se lembra desse gol do vídeo? Se não se lembra eu contarei a primeira parte da historia.
Em 14 de Novembro a Republica da Irlanda recebeu a França em Dublin para o jogo de ida da repescagem européia para a Copa do Mundo de 2010 na Africa do Sul e com um gol de Anelka os Franceses saíram na vantagem e precisavam de um empate quatro dias depois em Paris para se garantir na Copa.
Na volta, na França, Robbie Keane fez 1 a 0 e mais um gol classificaria o bom time irlandês para a Copa. Mas Henry com uma clara ajeitada na bola com a mão conseguiu fazer o domínio e fez a assistência para Gallas empatar o jogo. O arbitro alegou que o toque do francês com a mão foi involuntário apesar dos protestos dos irlandeses. 1 a 1 e os Bleus estavam na Copa.



       John Delaney, dirigente irlandês que confirmou pagamento da FIFA e intermediação de Blatter.

Mas qual o motivo de reviver esse jogo? Os escândalos atuais envolvendo dirigentes da mais alta camada da FIFA trouxe esse jogo para o noticiário. Um membro da Federação Irlandesa disse recentemente que a FIFA pagou 5 milhões de euros para que a Irlanda não entrasse com um processo perante o prejuízo do gol francês.
Outras denuncias foram aparecendo desde a prisão de 7 membros de federações e da FIFA ocorreu nos últimos dias. A cada nova informação que é publicada uma rede de negócios que sobrevive do futebol é descoberta.




O ponto mais preocupante que as investigações apontam é a venda de sedes para a Copa. Não seria nenhuma grande novidade, já que vez ou outra sempre era levantada tal suspeita e ficou mais claro após as sedes das duas próximas copas serem Russia e Qatar, respectivamente. Mas as investigações apontam que a suspeita é cada vez mais real e também a venda de sedes passadas, assim vão se confirmando as vendas de Alemanha 2006 e Africa do Sul 2010. Todas com um pretexto de rodizio continental para levar o maior espetáculo da Terra para todos os cantos.




Poderia dizer que não há nada de ruim em espalhar o espetáculo pelo mundo todo. Mas o modo como isso é feito é prejudicial e não é só com o futebol que isso acontece, pegue a Formula 1, por exemplo. O Blatter da F1, Bernie Ecclestone, também se tornou adepto de levar o circo da Formula 1 para todos os recantos. Em 2000 a temporada contou com 17 GPs e esse ano de 2015 serão 19. Poderia até pensar que quinze anos de diferença e duas etapas a mais não seria nada de outro mundo, mas é!
Das 17 corridas de 2000, 11 eram na Europa e hoje são 9, mas o problema maior vem em as provas que são disputadas fora da Europa serem em lugares sem a minima condição para proporcionar um bom espetáculo. Eventos em Abu Dhabi, Cingapura, Bahrein só acontecem por grande poderio financeiro desses países. Não é ser eurocentrista, mas é evidente que o evento perde qualidade ao se vender para localidades onde a qualidade não é o foco e sim o evento pela marca que carrega e o lucro que pode trazer.




Ao contrario do que acontece no futebol, até onde se sabe, a F1 não tem problemas por vender suas corridas. A FIFA que  vende a copa para uma Russia falida e que dependerá dos petrodólares, e pior para o Qatar onde o dinheiro pode apenas trazer estruturas físicas arrojadas mas além disso não acrescentará nada para o futebol e sua população que encontra "problemas" culturais para ter acesso ao evento, está levando o futebol apenas para o meio comercial. E como estamos vendo os interesses da cúpula não leva em consideração as problemáticas que essas vendas trazem para o esporte e para alguns países como Africa do Sul e Brasil que ficaram a ver navios com as reformas estruturais para a copa paradas.

Voltando ao jogo entre França e Irlanda, o futebol é mesmo um esporte curioso. A Irlanda não entrou com um processo já que a FIFA pagou para isso não acontecer, a França foi a Copa de 2010 e saiu na primeira fase. 3 jogos, 1 empate e 2 derrotas. Marcou 1 gol e tomou 4. Será que a Irlanda teria ido tão mal assim?




Share on Google Plus

About Tiago André

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 facebook:

Postar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();